Fernão de Magalhães Gonçalves faz hoje 74 anos.
Obs. 1 - Respeitadas as grafias das edições consultadas.
Obs. 2 - Os retratos do Poeta, reproduzidos neste "post", foram colhidos em Google / Imagens / Fernão de Magalhães Gonçalves.
Carl Sandburg (1878 - 1967), poeta norte-americano, mas de origem sueca, faz hoje 139 anos. Para conhecer, deste autor, alguns poemas (três) e uma breve nota biobibliográfica, cf. Poesia do Século XX (De Thomas Hardy a C. V. Cattaneo) - Antologia, tradução, prefácio e notas de Jorge de Sena. Porto: Inova, pp. 214-5 e 519, respetivamente.
Uma lembrança muito oportuna e louvável, caro David. De facto, a morte precoce e inopinada do Fernão de Magalhães Gonçalves (8-6-88) deixou em quantos lhe conheciam o talento, expresso em obra ainda curta mas indiciadora de grande dimensão e qualidade, um profundo sentimento de vazio e uma incontida revolta contra os caprichos da sorte.
ResponderEliminarParabéns pela iniciativa e pelo bom gosto do poema inserido, de "Júbilo da Seiva" seu último livro publicado pouco antes de morrer.
Muito obrigado, Amigo Cláudio!
EliminarÉ sempre com muita emoção que recebo estas belas e eternas provas de amizade.
ResponderEliminarO amor é o alimento celestial para alcançar a sabedoria divina, abraçar a Terra, ascender às Estrelas, revelar a entrada para o Templo do "eu" interior.
Amamos as Pessoas, a Obra que realizaram ou ambas.
Tive a sorte e o privilégio de poder amar sinceramente e profundamente o Fernão e a sua Obra.
Obrigada por este maravilhoso "miminho".
Manuela
Compreendo, Manuela, a sua emoção. Mas recordar, neste "post", o aniversário do Fernão, publicando um dos seus poemas, é a forma simples de homenagear o Poeta. Oxalá contribua, ainda que modestamente, para que a sua obra (poética e ensaística) seja mais lida e apreciada.
Eliminar