quarta-feira, 20 de julho de 2016

III. Dispersos


III.2. Contos (I)


Em Almanaque de Ponte de Lima, 1980, pp. 189-194, publiquei, a convite do seu organizador, António P. de M. dos Reis, o conto seguinte, intitulado «Zé-Grande e Zé-Pequeno». 
Trata-se de uma narrativa popular que minhas irmãs, nas noites de verão, me contavam (além de outras), quando criança, para não adormecer, enquanto minha mãe fazia a ceia.
Era minha intenção redigir, à minha maneia, esses contos e reuni-los num volume com o título de Contos que me Contaram. Tal projeto, porém, não foi além deste «Zé-Grande e Zé-Pequeno». Infelizmente. Mas foi ouvindo contar aqueles contos tradicionais que, em certa medida, também aprendi a escrever.




Obs. - Esta narrativa é uma versão portuguesa, por mim redigida, com base na versão oral contada e recontada pelas minhas irmãs, como acima referi, do conto (soube-o muito depois) «O Pequeno Claus e o Grande Claus» («Lille Klaus og Store Klaus»), escrito em 1835, de Hans Christian Andersen. Uma sua tradução para português pode ser lida AQUI, pp. 295-308.

Sem comentários:

Enviar um comentário