segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

    IV. Frutos da Terra e do Homem



FIRMINO MENDES
[Fotografia de Eduardo Guerra]




(2017 – Inéditos)

Firmino Mendes


FIRMINO MENDES nasceu em Guimarães, em 5 de dezembro de 1949. Licenciado em Filosofia e Humanidades, frequentou os mestrados de Linguística Portuguesa Histórica, sob a orientação de Amadeu Torres, e de Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa, sob a orientação de Vítor Aguiar e Silva. Concluiu, ainda, uma pós-graduação, na Universidade Aberta, em História de Lisboa. Como professor de Português, foi responsável pela formação de professores, tendo sido, ainda, durante dez anos, professor de Estética e de Teoria da Comunicação, na ESAP (Escola Superior Artística do Porto).

Publicou nos Cadernos de Literatura, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 1978. Em 1991, com o livro Ilha sobre Ilha (Caminho, 1993), venceu o Prémio Nacional de Revelação em Poesia, da Associação Portuguesa de Escritores (APE), tendo recebido, ainda, uma menção honrosa com o livro Invocação e Ofícios (1993). Publicou, ainda, Fronteira Animal, Um Segredo Guarda o Mundo, A Terra e os Dias, tendo alcançado alguns prémios nacionais de poesia, como os de Maria Lamas, Florbela Espanca, Sebastião da Gama, Vítor Matos e Sá, do Conselho Científico da Faculdade de Letras, da Universidade de Coimbra, e, com o inédito Desvelamentos, o Prémio Cidade de Almada.

Participou em várias antologias e publicou, ainda, alguns ensaios, como Walt Whitman e Álvaro de Campos, na revista Tabacaria, da Casa Fernando Pessoa, ou Octavio Paz e António Ramos Rosa: o Silêncio da Palavra Poética, na Colóquio-Letras, da Fundação Calouste Gulbenkian.

Obs. – Poemas e nota biobibliográfica indicados pelo autor.

           Agradeço ao poeta Firmino Mendes ter aceitado participar nesta «conVocação».
[Muito obrigado, Firmino. DFR]

Sem comentários:

Enviar um comentário