domingo, 10 de dezembro de 2017

IV. Frutos da Terra e do Homem


Este é o quinto livro de poesia de Maurício de Sousa. Poeta socialmente comedido, publicou, até ao presente, Do Lento Apetecer o Tempo (1975), Domínios Consentidos (1986), Poemas sob a Colina (1986) e Tear de Cactos (1989). No domínio da ficção narrativa, Carta sem Obreia (2016).
notícias de horeb é o 11.º título da coleção «Poetas da Eufeme», de que constam autores contemporâneos, portugueses e estrangeiros. Eufeme é um «magazine de poesia», editado por Sérgio Ninguém, de que saiu, recentemente, o n.º 5 (Outubro/Dezembro 2017).
Maurício de Sousa reúne, em notícias de horeb, 27 poemas breves, textualmente estruturados em métrica livre e branca. Versos que reafirmam uma poética concisa e densa. O sujeito poético mantém-se atento e comprometido com a «syntaxe universal das coias/ vivas// - coisas simples/ gatos  pássaros  rosas  árvores/ coisas que tremeluzem em todas as línguas» [p. 10].
notícias de horeb é um livro onde se encontram, além do mais (que é mais, muito mais), discretas e subtis ressonâncias bíblicas. A começar, desde logo, pelo título (cf. «Livro do Êxodo, 17). É dos lugares altos – avisa-nos o poeta – que «as tábuas» são vistas, não de «madeira nem de pedra», mas «tábuas apenas». Porque, no fundo, «o coração/ é o lugar exacto do avesso» [p. 13].

Sem comentários:

Enviar um comentário