quinta-feira, 9 de outubro de 2014

IV. Frutos da Terra e do Homem



UM LIVRO SOBRE A CIDADE DO PORTO


     Lugares e palavras do Porto é um livro dedicado  a esta cidade e aos portuenses. Trata-se de um coletânea de textos em prosa («Estórias» e «Memórias»), em verso («metáforas») e de um registo do falar/linguajar tripeiro («Dicionário de Portoguês»). Estas secções encontram-se separadas por fotografias, a preto e branco, que mostram alguns lugares da Invicta, da autoria de Aurélio Mesquita, que é também o autor da aguarela que ilustra a capa.
      São 20 os textos em prosa: 15 «Estórias» e cinco «Memórias», mais ou menos ficcionadas, mais ou menos humoradas, mais ou menos bem conseguidas. Os seus autores são (os títulos seguem entre parênteses): Maria Dolores Garrido («Domingos Mira Flor»); Ana Cruz («As malas da Gisele»), que participa também com dois textos em «Memórias»; Maria Clara Miguel («Na Bertrand»); Anabela Borges («A gaita do amolador»); António Oliveira («O Tono da Ribeira»); Clementina de Sousa («Por debaixo do chão»); Manuel Maria («O Astrólogo»); Sara Timóteo («Geografia da ausência»); Cristina Vieira Caldas («De mãos dadas com o Porto»); Glória Poças («Uma tímida travessia»); Silvino Figueiredo («Um nabo que pediu um molete»); Fátima Nascimento («O jogo do FCP»); Maria Eugénia Ponte («A Betesga do Porto»); Gabriela Silva («Um coração sem cor»); e Goreti Dias («Um travesti em Santo Isidro»).
Os memorialistas são Ana Cruz («O S. João da minha infância» e «Quer uma escova»), que já participara nas «Estórias»); Cristina Silva («Porto – Uma pequena reflexão»); Aline («A mulher “carquejeira”»); e Donzília Martins («Memórias»).
Na secção «Metáforas», encontramos poemas de Margarida Basaloco («Invicta»); Donzília Martins («Silêncios para ti»), que já participara também em «Memórias»; Glória Costa («Sempre que te abraço» e «Rio Douro»); Sérgio Sá Marques («Velázques [sic] no Porto» e «Quatro quadras»); Euclides Cavaco («Porto, leal cidade»); Carlos Faria Costa («Minutos de silêncio no Porto»); Maria Fátima Soares («Porto, meu porto»); Catarina Dinis («O Porto de há 20 anos»); e Adélia Pires («Nobre cidade»).


A coordenação é da responsabilidade de João Carlos Brito, que é também quem assina o dicionário «Falar Portoguês». A edição do livro pertence a «Lugar da Palavra Editora» (Rio Tinto) e o livro veio a público em meados do corrente ano.

Não cabe aqui, neste post, uma análise crítica pormenorizada do livro (dada a sua diversidade de géneros). Até porque, além disso, nem todos os textos incluídos no volume merecerão tal trabalho. Mas cabe, certamente, uma síntese do seu conteúdo, e essa encontra-se na última página do volume:

«O Porto em estórias, memórias, imagens e poemas.
O casario, a Ribeira, as varandas, as vizinhas. O aeroporto, a estação de S. Bento, as lojas tradicionais e as livrarias, os escritores do Porto. As artes e os ofícios, o amolador, as carquejeiras, o Fêquêpê. As gentes, os artistas, os cromos, os bacôcos [sic] e as polidoras de esquinas. O Duque, os namorados, os ambientes. A Baixa, os arredores, as lendas. Os moletes, os nabos e os cámones [sic]. O S. João, os rabelos, o Douro. O sentimento tripeiro, as estórias da nossa história.
Estas são algumas das temáticas abordadas em “Lugares e Palavras do Porto”.
[…] E, porque uma das marcas dos portuenses é o seu linguajar, o Dicionário de Portoguês dá a conhecer mais de 2500 palavras e expressões dos falares do Porto», considerada «a maior e mais completa recolha de sempre.»

Dado como «livro só para quem ama» a região sobretudo metropolitana da cidade, a verdade, porém, é que Lugares e Palavras do Porto interessa a todos os leitores, mesmo àqueles que não gostam da Invicta. Lendo-o, talvez fiquem a gostar ou a compreender porque não gostam. Ou, quem sabe, a deixar de não gostar.

NB - Agradeço à Maria Clara Miguel a oferta e envio do livro. Muito obrigado.



4 comentários:

  1. Obrigada pela apresentação do livro sobre a minha cidade (onde nasci, porque "minha",mas talvez menos é Lisboa).O seu último parágrafo é particularmente gostoso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem nada que agradecer, Prof. Luísa. Fiz a minha obrigação, em relação à Amiga que fez o favor de mo oferecer. Peço desculpa por algumas gralhitas que já procurei corrigir.
      Afetuoso abraço.
      David

      Eliminar
  2. Meu caro David,

    Não tem por que me agradecer. Eu é que devo agradecer-lhe a divulgação de um livro que se quer simples na sua diversidade. Aliás, a simplicidade é uma das características típicas das gentes do Norte, nomeadamente das do Porto.
    Há outras características, claro! Como também "há" muitas outras histórias, com mais ou menos ficção, que ali faltam e que se "passam" em muitos outros lugares da Invicta...(Não houve quem as pusesse no papel e um só livro não chegaria, com certeza!).

    De novo, o meu muito obrigada por esta agradável (muito agradável) surpresa e pelas suas palavras!

    o beijinho de sempre,
    Isaura (também MCM)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Isaura, se há mais e outras histórias do / acerca do Porto para contar, venham elas, "carago"! Nós, "estrangeiros", queremos conhecê-las e assim ficarmos a gostar ainda mais da Invicta, das suas gentes simples, das suas tradições, dos seus usos e costumes e do seu linguajar típico.

      Um beijinho também de sempre ,para si e/ou A Maria Clara Miguel.
      daVid

      Eliminar