sábado, 12 de novembro de 2016

III. Dispersos


III.1. Poemas (LI a LIV)

              Todos os dias são da poesia e sua partilha, como pão nosso de cada dia.




Poemas publicados em Antologia de Poetas do Alto Minho (Desde o século XII aos nossos dias), com prefácio de Amadeu Torres (Castro Gil), seleção e organização de Laureano C. Santos (Viana do Castelo, Câmara Municipal de Viana do Castelo, 1987; pp. 44-45). 


Os poemas «Os olhos amadurecem na seara» e «A alegria» foram selecionados do livro o rito do pão (Coimbra, Centelha, 1981; pp. 38 e 45), com a numeração «10.» e «15.», respetivamente. Os poemas «A Ferrugem das Unhas» e «Onde Cai a Sombra» tinham sido publicados em Dilúvio de Chamas (Porto, Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, 1985; pp. 34 e 48).
Na referida Antologia, de «A Ferrugem das Unhas», o organizador selecionou apenas os dois primeiros tercetos que, todavia, juntou numa só estrofe; de «Onde o Céu Tem a Sua Mesa», selecionou, apenas, também o fragmento transcrito.

Cabe referir que o autor dos poemas autorizou que o organizador da Antologia procedesse à  seleção dos textos, embora não esperasse que realizasse cortes nos poemas. Enfim! 

Estes quatro poemas, na sua versão integral, encontram-se reproduzidos neste blogue: «Os olhos amadurecem na seara» / «10.», AQUI; «A alegria celebra o rito do pão» / «15.», AQUI; «A Ferrugem das Unhas», AQUI; e «Onde Cai a Sombra», AQUI.

Obs.- Todos os direitos reservados.

Sem comentários:

Enviar um comentário